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Gestão Integrada de Sistemas

A Gestão Integrada de Sistemas é o ambiente integrado dos sistemas da Universidade de Brasília.

O Ambiente foi construído para ser uma plataforma de acesso aos sistemas da UnB.

O cadastro de acesso é realizado pelo próprio utilizador, sendo necessário o preenchimento de alguns dados pessoais obrigatórios para confirmar a autenticidade dos mesmos em nossa base de dados.

A confirmação de autenticidade é verificada nos seguintes casos:

  1. O utilizador possui vínculo com a Universidade e está cadastrado em nossa base de pessoas. Neste caso o utilizador será informado de que já possuí cadastro em nossa base de dados de pessoas e realizará o cadastro de usuário para acesso aos sistemas;
  2. O utilizador possui vínculo com a Universidade e está cadastrado em nossa base de pessoas e em nossa base de usuários. Neste caso o utilizador será informado de que já possuí cadastro em nossa base de dados de pessoas e de usuários.

Se o utilizador não possuí vínculo com a Universidade o cadastro pode ser realizado para acesso aos sistemas abertos à comunidade. Por exemplo, os sistemas do Restaurante Universitário, de Ouvidoria, da Semana Universitária, etc.

Se o cadastro já foi realizado e o utilizador não possui os dados de acesso, é necessário recuperá-los para acesso aos sistemas.

Cadastro de Usuários

O cadastro de usuários pode ser realizado por qualquer utilizador que deseje acesso aos sistemas da Universidade.

O procedimento é simples e intuitivo, sendo necessário preencher alguns dados que são obrigatórios para a validação do cadastro.

Observação: é de importância a veracidade das informações para que sistemas que se utilizem desses dados para emissão de documentos oficiais, como certificados, cartões de acesso, etc., o possam fazê-lo sem desperdício de recursos.

A página inicial da Gestão Integrada de Sistemas exibe uma listagem dos processos automatizados da Universidade de Brasília com informações descritivas, unidade gestora e versão do sistema.

Encontra-se também disponível na página inicial o formulário de autenticação de usuários para utilização dos sistemas, links para cadastro de novos usuários e recuperação de senha.

Para cadastrar novos usuários basta acessar o link "Cadastrar usuário".

Imagem 01 - Gestão Integrada de Sistemas (Página Inicial)

O utilizador será redirecionado para o formulário de cadastro.

Imagem 02 - Gestão Integrada de Sistemas (Cadastro de Usuário - Tipo de Cadastro)

O primeiro dado a ser informado é o "Tipo" onde o utilizador deve selecionar se o formulário deve processar dados pessoais de um cidadão brasileiro ou estrangeiro.

Imagem 03 - Gestão Integrada de Sistemas (Cadastro de Usuário - Seleção do Tipo de Cadastro)

O Sistema de Cadastro apresenta, então, conforme a seleção do "Tipo", um formulário para inserção de dados pessoais necessários para a utilização dos sistemas.

Para cidadãos brasileiros, os dados obrigatórios são "Nome", "Data de Nascimento", "Naturalidade", "Escolaridade", "Nome da Mãe", "Endereço" e "CPF".

Após o preenchimento dos dados pessoais é necessário salvar as informações no botão "Salvar".

Observação: Os demais dados não são obrigatórios, mas poderão ser utilizados para finalidades diversas, como contatar o manifestante de uma reclamação no Sistema de Ouvidoria, envio de correspondências, emissão de certificados, etc.

Imagem 04 - Gestão Integrada de Sistemas (Cadastro de Usuário - Cadastro Brasileiro)

Para cidadãos estrangeiros, os dados obrigatórios são "Nome", "Data de Nascimento", "Naturalidade", "Escolaridade", "Nome da Mãe", "Endereço" e "Passaporte".

Após o preenchimento dos dados pessoais é necessário salvar as informações no botão "Salvar".

Imagem 05 - Gestão Integrada de Sistemas (Cadastro de Usuário - Cadastro Estrangeiro)

O próximo passo é informar os dados que serão utilizados para autenticação na Gestão Integrada de Sistemas.

No campo "Email / Login" é necessário informar o dado que será utilizado para o nome de usuário.

Observação: O nome de usuário deve ser preenchido com um email válido, de acesso pessoal do utilizador, para que o mesmo possa receber o código necessário para ativar o cadastro de usuário e outras informações dos sistemas.

Nos campos "Senha" e "Confirmação de senha" é necessário informar uma sequência de caracteres que serão utilizados no primeiro acesso do utilizador.

  1. Se o utilizador possui vínculo com a Universidade e está cadastrado em nossa base de pessoas o campo "Email / Login", utilizado como nome de usuário, será preenchido automaticamente com a informação cadastrada em nossa base de dados de pessoas, sendo necessário informar e confirmar a senha de acesso.
  2. Se o utilizador possui vínculo com a Universidade e está cadastrado em nossa base de pessoas e em nossa base de usuários o utilizador será informado de que já possuí cadastro em nossa base de dados de pessoas e de usuários não sendo possível realizar novo cadastro.

Após o preenchimento dos campos a validação é feita através do botão "Validar".

Imagem 06 - Gestão Integrada de Sistemas (Cadastro de Usuário - Login)

O cadastro de usuário será efetivado após a averiguação do Código de Ativação que deve ser enviado ao email do utilizador após o utilizador clicar em "Enviar código de ativação".

Imagem 07 - Gestão Integrada de Sistemas (Cadastro de Usuário - Código de Ativação)

O código de ativação deve ser informado no campo "Código de Ativação". O usuário será cadastrado após a confirmação do código enviado por email.

Imagem 08 - Gestão Integrada de Sistemas (Cadastro de Usuário - Ativação)

  • A Máquina Virtual Java é necessária para a execução de algumas funcionalidades
  • Java Virtual Machine
  • Os sistemas estão homologados para os seguintes navegadores: Google Chrome, Microsoft Internet Explorer versão 8.0 ou superior e Mozilla Firefox.
  • Google ChromeMicrosoft Internet ExplorerMozilla Firefox